Lançamento vídeo-doc


Release

A cultura Terêna dos índios da Aldeia de Ekeruá, localizada no município de Avaí, é o tema do documentário - Doc Arte - em média-metragem “Isonéu Terena” que será lançado entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro próximo,  na aldeia e nas cidades de Avaí, Duartina e Bauru. (Ver Serviço)
O documentário, fruto do projeto Memória Nativa Terêna, teve como objetivo qualificar e preparar os jovens da aldeia, por meio de oficinas, a fim de reconhecerem sua identidade étnica cultural, realizarem pesquisas por meio da oralidade, dominarem tecnologia de informática, captação e edição de imagens e desenvolverem produtos a partir do acervo criado. Aproximadamente 40 horas de material bruto audiovisual foi produzido no decorrer do projeto, disponível para pesquisa e dando origem ao primeiro documentário, o “Isoneú Terêna”.
A partir do entendimento da importância do reconhecimento da trajetória histórica dos Terêna bem como a valorização da própria cultura: a língua materna, o artesanato, as danças, os jogos cênicos e a memória oral,  as entrevistas presentes no documentário foram realizadas com os habitantes mais idosos da aldeia.
A tiragem inicial do documentário será de 200 cópias, que serão enviadas às bibliotecas da região, espaços e entidades culturais, instituições de ensino público e moradores de Ekeruá.


O projeto Memória Nativa Terêna foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Programa de Ação Cultural - PROAC 2010.  
O lançamento do documentário conta com o  apoio do  Centro de Cultura Terêna Kipaê,  Governança Indígena de Ekeruá, do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Avaí,  Prefeitura Municipal de Duartina,  Espaço Crescer de Duartina  e do Espaço Cultural Extinção.


Serviço
O que? Lançamento do documentário Isonéu Terèna
Quando?
  • Dia 29 de setembro às 14h no Espaço Crescer de Duartina
  • Dia 29 de setembro às 20h no Cinema Municipal de Avaí
  • Dia 1 de outubro às 20 h na Aldeia de Ekeruá
  • Dia 4 de outubro às 20h30 no Espaço Cultural Extinção, Rua Cussy Júnior, 8-17/Centro - Bauru
Quanto?  Gratuito


Mais informações sobre o projeto, ficha técnica do doc, estão disponíveis aqui no blog.