O Projeto

O Projeto Memória Nativa Terêna visa implantar o “Núcleo Memória Cultural Terêna” e será formado por  jovens entre 13 e 21 anos, que qualificados por meio de oficinas, divididas em 4 eixos - “Conhecendo a nós mesmos” “Técnicas de produção cultural” “Pesquisando memória oral” “Edição de imagens” – se tornarão os “Agente Memória”.
Aptos para iniciarem a fase de pesquisa e registro, os “Agente Memória” escolherão as pessoas mais idosas da Aldeia, para serem provocadas a contar suas histórias de vida, relacionadas à infância, juventude e idade adulta. Todas as entrevistas serão registradas em audiovisual, compondo assim o acervo do “Núcleo Memória Cultural Terêna”.
Para a fase de pesquisa os “Agentes Memória”, receberão um pró-labore, como incentivo aos estudos e contrapartida pela produção dos produtos gerados com o conteúdo pesquisado. Já com o acervo material coletado, os jovens produzirão um ou mais documentários e um blog para difusão das atividades que estão desenvolvendo.
Tanto o acervo criado como os equipamentos adquiridos pelo projeto, após sua finalização, serão doados para a coletivo da Aldeia de Ekeruá, possibilitando a continuidade do projeto pelos seus moradores, como forma de preservação da cultura local e de seu empoderamento.




------------------------------



Inscrições abertas e 31 Agentes

---------------------------------





Na foto, Paulo Folcatto, Sérgio Losnak e Luciana Capossi, Ariane Barros, Cacique Jasone com os "Agentes Memória"





No dia 17 de janeiro de 2011 aconteceu o primeiro encontro
com os inscritos no projeto, a liderança indígena local e os oficineiros, momento em o projeto Memória Nativa Terêna foi apresentado à comunidade e foi-se definido a programação das atividades que seriam desenvolvidas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário